
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A religiosidade é um dos incentivos para o turismo no Circuito das Águas de Minas Gerais. Todos os anos, inúmeros visitantes passam pela região atraídos pelas tradições religiosas e pela fé.
Além de diversas igrejas, há festas, imóveis históricos e caminhos para os fiéis percorrerem e vivenciarem experiências únicas. O grande número de atrações faz com que moradores de diferentes estados venham passear ou peregrinar pelas cidades desta encantadora região da Serra da Mantiqueira.
A cidade de Baependi é um dos principais destinos religiosos do Circuito das Águas, graças à devoção a Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica), beatificada em 2013. A mulher que viveu na cidade desde sua infância até sua morte, em 1895, aos 87 anos, é uma referência em santidade, caridade, humildade e fé. Ela foi uma figura muito respeitada, admirada e determinada. Era muito devota a Nossa Senhora da Conceição e, em 1861, ao receber um terreno como herança de seu irmão, pagou um alvará na Câmara Municipal para ali construir uma capela, que começou a ter funções litúrgicas em 1877.
Na cidade, os moradores contam que a fé em Nhá Chica começou no século 19 e atravessou o tempo. Na época do Império, conselheiros da Corte vinham do Rio de Janeiro para se aconselhar com a sábia Nhá Chica. Mas, ela também era procurada por pessoas carentes e atendia a todos. Até hoje seus devotos são romeiros que vêm, inclusive, a pé.
Na vida da chamada “Santa de Baependi”, também existem capítulos de acontecimentos “milagrosos” Tem a história de um órgão que veio de trem do Rio de Janeiro, capital do Império, até Barra do Piraí e depois de carro de boi pela Serra da Mantiqueira e não funcionou na celebração, que foi adiada, mas, no dia seguinte, deu tudo certo./i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Z/R/USjiNWR36ScAA4DeR3Jg/catedral-de-santo-antonio.jpg)
Catedral de Santo Antônio, em Campanha: o local é considerado o maior templo mineiro construído em taipa de pilão — Foto: Crédito: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Campanha
Outros atrativos e eventos religiosos
Além de visitar o Santuário da Conceição, onde fica localizado o túmulo de Nhá Chica “Serva de Deus”, outros pontos turísticos da região são:
Outro destaque da região são os eventos religiosos, que acontecem em todas as 12 cidades, como Corpus Christi, Semana Santa, festas juninas, quermesses e manifestações de cultura e fé em torno de comemorações aos santos e datas que são consideradas sagradas./i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/H/4/VCRvBLQQiiqAAnkALhug/basilica-nossa-senhora-da-conceicao.jpg)
Basílica Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Rio Verde: em seu interior, destacam-se as imagens dos 12 apóstolos nas colunas da nave, uma semelhança com a Basílica Abacial do Mosteiro de São Bento, em São Paulo — Foto: Crédito: Guilherminho Pompeu
Caminhos de fé
Para quem gosta de fazer longas caminhadas, o Circuito das Águas de Minas oferece dois roteiros. A Peregrinação de Nhá Chica acontece tradicionalmente no dia 1º de maio. São percorridos 33 quilômetros, partindo de São Lourenço, passando por Soledade e Caxambu, terminando no Santuário de Nhá Chica, no centro de Baependi.
Para fazer em qualquer época do ano, a Rota Nhá Chica – Caminho das Virtudes representa a trajetória da beata desde o local de seu nascimento e é mais extensa. São 195 km, que podem ser percorridos a pé, de bicicleta, carro ou moto. O roteiro passa por nove cidades e três distritos. Inicia em Tiradentes (Circuito Trilha dos Inconfidentes) e termina em São Lourenço (Circuito das Águas). Máquinas fotográficas não podem faltar para registrar belíssimas paisagens./i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/B/T/ywe9CVSRmq4A4ThSRBUg/igreja-matriz-de-sao-lourenco.jpg)
Igreja Matriz de São Lourenço, ponto de chegada do Caminho dos Anjos, um dos roteiros de peregrinação religiosa do Circuito das Águas de Minas Gerais — Foto: Crédito: Araucária Ecoturismo
Ainda maior, o Caminhos dos Anjos é um circuito de 231 quilômetros que passa por sete cidades. Com saída em Passa Quatro (Circuito Terras Altas da Mantiqueira) e chegada em São Lourenço (Circuito das Águas), o percurso pode ser feito em dez dias a pé, em cinco dias de bicicleta e de três a cinco dias de carro 4×4 ou moto. Além da religiosidade, as paisagens com corredeiras, cachoeiras e montanhas encantam.
Para todos os turistas que chegam para visitar as atrações religiosas, o Circuito das Águas de Minas Gerais oferece hospitalidade e informações.
“Anualmente são milhares de pessoas passando por aqui para conhecer de perto o lado religioso de nosso Circuito”, afirma Ane Souza, gestora do Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais.
Peregrina percorrendo o Caminhos dos Anjos: roteiro pode ser feito a pé, de bicicleta, moto ou carro 4 x 4 entre três a dez dias — Foto: Crédito: Araucária Ecoturismo
Para saber mais sobre os atrativos turísticos da região do Circuito das Águas acesse: www.circuitodasaguasmg.com.br
Fonte: G1 Circuito das Águas de Minas Gerais –