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A megacarreta de 123 metros e 44 eixos carregada com uma peça industrial gigante retomou a viagem pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) na manhã desta quarta-feira (29). O comboio partiu por volta das 8h, do km 802, em São Gonçalo do Sapucaí (MG), seguindo no sentido Belo Horizonte.
Segundo a Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a rodovia, por volta de 9h50 a carreta estava na altura do km 774, em Campanha (MG). Na ocasião, havia 10 quilômetros de lentidão na região.
Na terça-feira (28), o transporte foi interrompido devido à chuva, já que o deslocamento só pode ocorrer com a pista completamente seca, por questões de segurança.
A carreta havia retomado o percurso na segunda-feira (27), após 14 dias parada em Camanducaia, onde passou por reparos. Na ocasião, ela saiu do km 916 e chegou até São Gonçalo do Sapucaí, retomando nesta quarta o trajeto.
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Megacarreta retoma viagem pela Rodovia Fernão Dias após pausa por causa da chuva — Foto: Arteris Fernão Dias
A previsão é que a carreta chegaria ao final da sua trajetória na Fernão Dias, que será no km 680,8, em Perdões (MG), na quinta-feira (30). Depois, ela segue pela BR-354, a caminho de Edealina, em Goiás.
Além da escolta contratada pela empresa transportadora, o comboio terá apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mobilizada para garantir a segurança dos usuários e a fluidez do tráfego.
“A operação pode gerar lentidão e eventuais interdições momentâneas de faixas, portanto, é fundamental respeitar a sinalização e as orientações da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal na rodovia”, disse a Arteris em nota.
Segundo informações da Arteris, concessionária da Rodovia Fernão Dias e da empresa responsável pelo transporte, a megacarreta tem 123 metros de comprimento por 7,3 metros de largura e pesa mais de 600 toneladas. Para efeito de comparação, a sua extensão equivale a um prédio de 30 andares deitado.
O veículo possui 44 eixos e 264 pneus e trafega a uma velocidade média de 30 km/h. Ele saiu de Arujá (SP), em 9 de outubro, carregando um sistema de moagem industrial com destino à fábrica da Votorantim Cimentos, em Goiás. A viagem devia durar mais de dois meses, mas sofreu um atraso de duas semanas.
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Megacarreta retoma viagem pela Rodovia Fernão Dias após pausa por causa da chuva — Foto: Reprodução EPTV
Entre 13 e 14 de outubro, a carreta ficou mais de 24 horas parada, após sofrer um dano, bloqueando totalmente a pista da Fernão Dias sentido Belo Horizonte. Somente após a retirada da carreta da via, o trânsito foi normalizado.
De acordo com um funcionário responsável pela manutenção, ocorreu a quebra de uma peça chamada estirante, que oferece suporte às laterais do veículo.
Devido ao seu tamanho, a carreta só consegue trafegar por grandes rodovias e, por isso, fará um percurso de cerca de 1,2 mil quilômetros (veja abaixo). Durante seu trajeto na Fernão Dias, ela ocupa duas pistas.
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Megacarreta com peça industrial gigante vai trafegar cerca de 1,2 mil quilômetros em uma viagem de mais de 2 meses — Foto: Reprodução EPTV
Há regras específicas para esse tipo de deslocamento.
“O veículo só pode circular durante o dia, por ultrapassar os limites de altura, largura e comprimento permitidos para tráfego noturno”, explica o coordenador de operações da Arteris, Artur Batista.
Durante o trajeto, a carreta utiliza as vias laterais das praças de pedágio, dimensionadas para o transporte de grandes proporções.
O transporte tem Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT e acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária.
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Megacarreta com 123 metros de cumprimento e pesando 850 toneladas transporta carga especial pela Rodovia Fernão Dias — Foto: Reprodução EPTV
Fonte: g1 e EPTV Sul de Minas – 27/10/2025 09h55