
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/s/r/VogjlIQf2B5HcFCcZ8dA/tremores-sul-de-minas.png)
Moradores relatam tremores em mais de 20 cidades do Sul de Minas — Foto: Reprodução / Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)
Abaixo, veja as cidades que registraram tremores na região:
Conforme os registros, na percepção dos moradores, a intensidade dos tremores variou entre fraca e moderada.
Em alguns relatos, as pessoas mencionaram móveis balançando, sensação de tontura e até mesmo água em copos mostrando sinais de movimentação.
Segundo a plataforma, os relatos podem ainda não terem sido associados e confirmados como tremores reais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/k/4/pj855JTnKmXef9dOmRcw/tremores-sul-de-minas.png)
Moradores de cidades como Três Pontas (MG) e Varginha (MG) relataram tremores por volta de 22h de sábado (9) — Foto: Reprodução / Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)
Para o g1, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou a Rede Sismográfica Brasileira não registrou nenhum sinal que possa ser identificado como um tremor de terra no horário reportado pelos moradores do Sul de Minas.
“O mais provável é que se trate de algum exercício realizado pela Aeronáutica com aviões quebrando a barreira do som. Este tipo de evento gera ondas de choque que chegam à superfície e acaba sendo facilmente confundido com tremores de terra”.
Conforme informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), nenhum evento sísmico foi registrado oficialmente.
À EPTV, afiliada TV Globo, o professor George Sand sugere uma possível quebra da barreira do som por uma aeronave e destacou que não há ligação com o terremoto em Cuba, já que o abalo na ilha caribenha foi registrado após o evento em Minas Gerais.
O g1 e a EPTV Sul de Minas tentam contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Defesa Civil de Minas Gerais para ter mais informações sobre o caso e possíveis registros oficiais.
Fonte: g1 e EPTV Sul de Minas